Réveillon

O último post do ano será sobre a maior festa ao ar livre do mundo, o Réveillon na Praia de Copacabana. Já falei aqui  no blog sobre esta comemoração no post Copacabana, link a seguir: https://riodejaneirocitytour.blogspot.com.br/2016/10/copacabana.html.

Réveillon, a festa de Ano Novo da cidade, só perde para o Carnaval em tamanho, espetáculo e exuberância. O município do Rio de Janeiro organiza festas gratuitas em toda a cidade, sendo a maior na Praia de Copacabana. Até dois milhões de pessoas festejam à noite inteira e assistem o nascer do sol sobre o mar.

As principais estrelas da música brasileira e internacional participa de shows ao ar livre na areia e um espetáculo  pirotécnico deslumbrante que ilumina o céu à meia noite. A maior concentração de pessoas é em frente ao Hotel Copacabana Palace, mas é possível assistir a queima de fogos da Avenida Atlântica e na areia da praia.


Queima de fogos na Praia de Copacabana (ano 2015/2016).



Festa de Réveillon no Hotel Copacabana Palace

Esse ano de 2017 a queima de fogos será apenas 17 minutos de espetáculo. O show vai começar pontualmente no primeiro segundo de 2018. Os fogos serão detonados em onze balsas fundeadas no mar de Copacabana. O detonamento será simultâneo de uma base de comando na Avenida Atlântica, por um processo computadorizado. A festa será sincronizado com trilha sonora. No link a seguir a programação da Praia de Copacabana e em nove pontos da cidade onde ocorrerão o réveillon. Confira!! https://riodejaneirocitytour.blogspot.com.br/2017/12/programacao-de-reveillon-do-rio-de.html

O Réveillon de Ano Novo no Rio de Janeiro é uma festa de paz e confraternização, sendo que todo ano no dia 31 de dezembro, em torno de 2 milhões de pessoas vão para as areias e para o calçadão da Praia de Copacabana para celebrar a chegada do ano novo. Esta festa e atração turística já se tornou uma tradição da cidade e milhares de pessoas de todo o Brasil e do mundo visitam o Rio de Janeiro para a grande festa.

A origem da queima de fogos
A queima de fogos na Praia de Copacabana se tornou tradição na década de 80, incentivada por Darci Ribeiro que era vice-Governador e era patrocinada por vário hotéis para incentivar o turismo na cidade.
Ficaram famosas as cascatas do Forte de Copacabana e a cascata do Hotel Meridien, que foi vendido e hoje não mais proporciona mais o espetáculo.
Até um certo tempo atrás, os canhões de fogos de artifícios eram colocados na areia, bem próximos ao calçadão. Depois da virada do ano de 2000, os fogos passaram a ser colocados em balsas nas águas do mar por motivo de segurança.


Cascata do Hotel Meridien (Foto: Google Imagem)


Como chegar em Copacabana para o Réveillon
Para ir assistir a queima de fogos na Praia de Copacabana a melhor opção é o transporte público. O Metrô Rio disponibiliza cartões de ida e volta com horários estabelecidos e com venda antecipada em algumas estações do Metrô Rio. Os túneis de acesso a Copacabana são fechados para carros particulares. Apenas ônibus de transporte coletivo podem circular durante este período de grande movimentação.


O bilhete especial de ida e volta do Metrô Rio para o Réveillon. Esse bilhete foi do ano de 2015. O cartão é válido apenas para o dia 31 de dezembro e dia 1 de janeiro, da 0h às 5h. Para o embarque de volta é feita somente nas Estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campo e Cardeal Arcoverde. O cartão possui cinco faixa de horário para embarque entre 19h e 0h.
A partir das 19h só poderão embarcar quem tiver o cartão especial. Não será aceito vale transporte. 

Observações: Quando for para à Praia de Copacabana apreciar a festa, levar apenas uma sacola com uma garrafa de água, dinheiro e algum documento e roupas leves, pois nessa época do ano é verão e faz muito calor no Rio de Janeiro.
Como em qualquer grande metrópole, e, principalmente, em grande aglomeração de pessoas, pode ocorrer vários furtos, principalmente, na hora da queima de fogos, quando as pessoas estão distraídas, prestando atenção no show pirotécnico. Portanto, evite ir à Praia de Copacabana de jóias, cuide bem da carteira, celular e câmera digital para não atrair a atenção dos ladrões.


Essa queima de fogos foi na virada de 2015 / 2016 

Fonte: Guia Verde Michelin - Rio de Janeiro


Bom, espero que tenham gostado do post sobre o Réveillon. Até o próximo post em 2018.
Feliz Ano Ano, Feliz 2018!!!

Comentários

Posts mais acessados